Sala de aula vazia em escola de Fortaleza, no Ceará. — Foto: SVM
Três a cada dez crianças em idade escolar estão sem acesso ao ensino remoto durante a pandemia, de acordo com o relatório “A acessibilidade do aprendizado remoto”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado nesta quinta-feira (27).
O índice representa 463 milhões de crianças em todo o mundo, desde a pré-escola até o ensino médio. A maior parte (72%) é de famílias pobres.
O Unicef alerta que as crianças em idade pré-escolar são as mais atingidas pela falta de acesso à educação remota.
Segundo a entidade, 120 milhões de crianças em idade pré-escolar (70%) estão sem ensino e aprendizagem, “em grande parte devido aos desafios e limitações da aprendizagem online para crianças pequenas”. Nesta etapa, faltam programas adequados de aprendizagem remota e bens domésticos para concluir o ensino.
No ensino fundamental, ao menos 29% dos estudantes dos primeiros anos deste ciclo (217 milhões) e 24% (78 milhões) dos estudantes do ciclo final estão sem aprender formalmente.
Já os estudantes do ensino médio tiveram menores prejuízos, proporcionalmente. Pelo menos 48 milhões de adolescentes (18%) não estão tendo os recursos tecnológicos para acessar a aprendizagem remota.
A África teve a maior parcela de estudantes não alcançados pelas atividades remotas: 49% dos alunos estão sem aprendizagem durante o período. A América Latina e o Caribe possuem o menor índice, de 9%. No entanto, em diversos países a percepção é de que a aprendizagem está defasada.
Crianças sem ensino remoto, segundo o Unicef
Região | Nº | % |
África Oriental e Meridional | 67 milhões | 49% |
África Ocidental e Central | 54 milhões | 48% |
Oriente Médio e Norte da África | 37 milhões | 40% |
Ásia Meridional | 147 milhões | 38% |
Europa Oriental e Ásia Central | 25 milhões | 34% |
Leste da Ásia e Pacífico | 80 milhões | 20% |
América Latina e Caribe | 13 milhões | 9% |
Mundo (total) | 463 milhões | 31% |
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