8 Dicas para se comunicar bem por escrito

Leandro Garcia
30/08/2020

 

As redes sociais, mensagens eletrônicas e chats on-line dão novos horizontes ao trabalho contemporâneo, mas expõem fragilidades de comunicação dos profissionais do mercado. É preciso saber como e quando falar com colegas de trabalho, superiores hierárquicos, clientes e fornecedores e nem sempre os profissionais dominam essas habilidades. Por isso, é preciso estar atento a algumas dicas na hora de se comunicar bem com alguém:

1. SEJA BREVE E PRECISO:

Cada vez mais, as pessoas têm mais tarefas a serem cumpridas e muitos compromissos. E aí, entra a necessidade de ser direto. Nos e-mails, o ideal é que a introdução já esteja no assunto da mensagem e o desenvolvimento e a conclusão ocupem apenas um parágrafo.

2. ADEQUE O VOCABULÁRIO AO PÚBLICO A QUE SE DIRIGE

Mesmo diante de conteúdos similares, a mensagem pode (e deve, em muitos casos) sofrer adaptações. Não perca de vista quem é o destinatário da mensagem e faça adequações no vocabulário usado.

3. CONHEÇA AS ESPECIFICIDADES DE CADA ÁREA

É importante dominar as características de discurso típicas do segmento em que atua. Comunicar-se bem implicar no uso de jargões e palavras técnicas quando necessário, nunca em excesso. Procure sinônimos e opte por termos “comuns” sempre que possível.

4. PLANEJE O QUE VAI DIZER

Tenha claro quais são os objetivos do contato e trate das conversas de trabalho como se fossem reuniões – ou seja, com planejamento e com pauta específica. Não pretenda abordar “tudo” em um único e-mail.

5. ATENTE-SE AO EXCESSO DE INFORMALIDADE/FORMALIDADE

Algumas pessoas exageram em formalismos desnecessários, enquanto outros escrevem de maneira muito coloquial, como se estivessem em bate-papos entre amigos. Encontre um equilíbrio na linguagem, sempre tendo em vista o público-alvo.

6. EVITE VÍCIOS DE ESCRITA E DE LINGUAGEM

Os vícios devem ser evitados e minimizados na escrita e na oralidade. Para isso, atente-se para a repetição excessiva de determinados termos ou no uso incorreto deles.

7. TENHA CUIDADO COM A UTILIZAÇÃO DO CORRETOR ORTOGRÁFICO

Muitas vezes, os editores de texto que vêm com os programas ou nos navegadores de internet podem falhar, comprometendo a mensagem a ser transmitida. Não confie 100% neles: revise sua mensagem antes de enviá-la e, na dúvida, consulte um dicionário online.

8. ENTENDA O SEU INTERLOCUTOR E AS EXPECTATIVAS DELE

A adequação em relação ao nível de aprofundamento das informações depende das expectativas dos interlocutores. Quem espera um relatório curto e objetivo, pode se assustar com um documento maior e muito detalhado. Por isso, sempre alinhe as expectativas antes da execução.

Fonte: CPDEC – 30/08/2020 – 00:40h