Atire a primeira pedra quem nunca ficou sem espaço na memória do seu celular, especialmente com iPhones, que diferentemente dos smartphones Android, não aceitam expansão de memória por cartões SD.
Nem todos os fãs da Apple possuem recursos suficientes para comprar iPhones dotados de grande capacidade de armazenamento. Com isso, é natural que os usuários dos dispositivos iOS tenham dores de cabeça ao lotarem a capacidade máxima.
O valor dos iPhones podem variar de acordo com a capacidade de armazenamento, que vão de 16 a 512 GB. Foto: Unsplash
Se você está com esse problema, não se desespere. Listamos 5 dicas que podem ajudá-lo a liberar espaço no seu iPhone. Confira:
Usuários de iPhone 7, ou versões superiores que possuem o iOS 11 instalado, podem ativar o modo HEIF (High Efficiency Image File Format) nas capturas de fotos. Basicamente, é uma versão otimizada do JPEG, com mais qualidade na imagem e um tamanho de arquivo menor.
Segundo a Apple, você consegue armazenar o dobro de fotos HEIF em comparações com JPEG.
A ressalva é que nem todos os dispositivos aceitam o formato, mas diversos aplicativos podem fazer conversões para JPEG em segundos.
A outra opção — que também serve para os modelos mais atuais — é utilizar o iCloud para o armazenamento de imagens. Com isso, os registros serão armazenados em resolução máxima na nuvem e o aparelho guardará as imagens em versões menores, com qualidades reduzidas.
Atenção: quem possui iPhones com versões anteriores ao 7, pode reduzir a qualidade das fotos para economizar um espaço considerável em sua galeria.
O método pode parecer “doloroso” para os que gostam de guardar todas os arquivos de uma determinada conversa, mas você provavelmente já salvou as mídias no app Fotos, resultando em imagens duplicadas.
O processo pode ser rápido ou longo, dependendo da quantidade de mídias trocadas no chat.
Caso você esteja utilizando o iOS 11, há um meio mais fácil de fazer a limpeza.
Dica de ouro: você também pode excluir GIFs e animações usadas nas conversas.
Apesar de momentos nostálgicos ao guardar todo o histórico de mensagens, saiba que eles ocupam um espaço precioso no seu dispositivo.
Você pode ativar o modo de exclusão automático com tempo pré-definido.
Para isso:
Dica: é possível utilizar o mesmo recurso para mensagens de áudio, na própria aba de configuração de Mensagens.
Não faz sentido ocupar memória com ferramentas que você mal lembra de ter instalado, correto?
Nos dispositivos dotados com iOS 11, há um recurso rápido para excluir os aplicativos não usados.
A ativação do modo desinstalará os aplicativos não utilizados quando o armazenamento estiver baixo, mas manterá os dados. Ou seja, caso você reinstale as ferramentas, elas serão restauradas no mesmo estado de antes.
Alguns aplicativos armazenam muitos dados em sua memória, e caso não se importe com seus históricos de buscas e cookies, excluir o cache pode ser uma ótima opção para salvar espaço no aparelho.
Basicamente, você terá de entrar em cada aplicativo e procurar por alguma opção para apagar os dados armazenados. Apps como Twitter e Spotify possuem mecanismos dentro das plataformas.
Para você realizar a ação no Twitter:
Dica: se você não encontrar a opção nos demais aplicativos, é possível excluí-los e reinstalá-los. A ação fará com que o app rode “do zero”.
Fonte: Olhar Digital – Por: Liliane Nakagawa – 10/08/2020 – 07h
(21)4126-3592
(21)98229-3949
Av. Meriti, 2445 - Sala 312
Largo do Bicão - Vila da Penha
• Segunda a Sexta: 8h - 18h
• Sábado: 8h - 12h
Direitos Reservados 2020 - CCEDUC - Site Desenvolvido por